Cuidados com saúde mental é destaque no 3º painel de Simpósio Regional AASP



 A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doenças e enfermidades. Com essas palavras, a psicóloga Hellen Damas Martins abriu o painel no 3º painel do Simpósio Regional AASP.

Durante sua exposição, a profissional mostrou que cuidar da saúde mental deve ser uma ação tão importante e presente na vida das pessoas quanto o cuidado com o corpo.

Sob mediação da Diretora Adjunta da Associação, Renata Castello Branco Mariz de Oliveira, a especialista abordou diversos aspectos a profissionais da advocacia, por vezes expostos a pressões diárias existentes na rotina de trabalho – prazos e ambientes altamente competitivos ao mencionar dados alarmantes divulgados pela Ordem de Advogados do Brasil (OAB) em 2018; a pesquisa revela que 30% dos afastamentos de advogados e advogadas são decorrentes de doenças mentais relacionadas ao trabalho. No entanto, de que forma isso?

 

Segundo Hellen Damas Martins, estar à disposição o tempo todo e responder para clientes fora dos horários combinados de trabalho podem ser sinais de que algo está errado. “As dificuldades surgem devido ao baixo repertório que temos ao reconhecer e aceitar as nossas próprias emoções”, diz.

Fracionar tarefas, amenizar emoções desagradáveis com atividades prazerosas, boa alimentação, sono de qualidade, buscar rede de apoio e auxílio de um profissional capacitado são formas de lidar com a situação e viver com mais qualidade.

Continue acompanhando nosso site do evento e as nossas redes sociais para mais notícias do 20º Simpósio Regional da AASP.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *